Blogue dedicado às miniaturas de táxi

sábado, 22 de dezembro de 2007

Citroën Traction 11 - Madrid - 1955 - Miniatura automóvel n.º 98

Altaya
Táxis do Mundo - Taxis du Monde - Taxis of the World
Escala: 1/43
Modelo: Citroën Traction 11 Taxi - Madrid - 1955
Made in China

Citroën Traction 11 - Madrid - 1955 - Taxi
Citroën Traction 11 - Madrid - 1955 - Taxi
Citroën Traction 11 - Madrid - 1955 - Taxi
Citroën Traction 11 - Madrid - 1955 - Taxi
Citroën Traction 11 - Madrid - 1955 - Taxi

Táxis de Madrid

Madrid tem um parque de táxis numeroso, constituído por mais de 15 000 veículos; por isso, não costuma ser complicado encontrar um, salvo em circunstâncias muito especiais como as horas de ponta e, sobretudo, quando nos encontramos debaixo de chuva.
A qualidade do serviço e o seu preço acessível assumem então a sua importância. Quando chove, todos em Madrid preferem gastar mais uns euros num meio de transporte cómodo e rápido em vez de se molharem.
Além de se poder mandar parar um táxi, desde que esteja livre, os seus serviços são acessíveis mediante qualquer das muitas praças das principais ruas da cidade. Os taxistas madrilenos parecem estar sempre onde são precisos: à porta dos grandes armazéns durante o dia, à saída dos cinemas à noite ou das discotecas de madrugada. E o aeroporto, assim como as estações de comboio e de autocarros, são pontos permanentes de afluência de táxis. No caso do aeroporto de Barajas, existe mesmo um enorme parque de estacionamento destinado aos táxis que esperam a sua vez para recolher os passageiros, em vez de fazê-lo, como antes, em filas, às vezes quilométricas, que ocupavam uma vereda inteira da estrada, chamando a atenção de quem chegava à capital espanhola de avião.
Também se podem chamar os táxis pelo telefone, com um custo adicional bastante reduzido.
O aeroporto e as estações, tanto do comboio como dos autocarros, têm uma pequena taxa adicional, assim como a bagagem. Também é necessário pagar um pouco mais se se utiliza o serviço em horário nocturno, que se prolonga das 11 da noite às 6 da manhã, ou em dias feriados. Os táxis madrilenos são brancos, com uma linha fina vermelha, e todos têm o escudo de Madrid pintado nos lados. Antigamente, os veículos eram pretos. Apesar de não ser obrigatório, na altura de se pagar a corrida, costuma-se arredondar o preço a modos de gorjeta. Não obstante, com a entrada em vigor do euro, os utentes tornaram-se menos generosos do que costumavam ser nos tempos da peseta.

Citroën Traction 11

Dada a vizinhança entre a Espanha e a França, os primeiros Citroën começaram a circular a sul dos Pirenéus em princípios da década de 1920, pouco depois de aparecerem, em 1919, os primeiros modelos da marca francesa. Já em 1925, constituiu-se, oficialmente, a sociedade comercial SEAC (Sociedade Española de Automóviles Citroën), com sede em Madrid. Durante os anos da Segunda República e da Guerra Civil espanholas, a Citroën esteve prestes a desaparecer por causa de depressão económica generalizada, agravada na França como consequência da Segunda Guerra Mundial. Naqueles anos, deu-se um certo retrocesso na relação comercial da Citroën com a Espanha, o que não impediu que, pouco tempo depois, durante o pós-guerra, os Citroën voltassem a ser muito populares entre os condutores espanhóis, sobretudo graças ao Traction 11, conhecido em Portugal como «Arrastadeira».
O lendário modelos dos maquis franceses, o automóvel da Resistência contra a ocupação alemã foi, na dura Espanha do pós-guerra, sob o regime de Franco, um dos carros de maior aceitação em todos os sectores, por causa do seu baico consumo, da sua fiabilidade e elegância.
Como táxi, o Traction 11 impôs-se em Madrid e na maioria das grandes cidades do país.

Ficha Técnica:
Citroën T 11 CV Modelo 11B, 1953
Anos de fabrico: 1934-1957
Motor: 4 cilindros em linha; arrefecimento por água (motor na parte da frente)
Cilindro: 1,911 litro
Potência máxima: 56 cv a 3800 rpm
Distribuição: válvulas em cabeça
Alimentação/Ignição: carburador Solex, distribuidor e bobina
Caixa de velocidades: manual de 3 velocidades
Suspensão (dianteira): amortecedores telescópicos
Suspensão (traseira): eixos de torção transversais; amortecedores telescópicos hidráulicos
Transmissão: tracção dianteira
Carroçaria: autoportante
Comprimento: 4650 mm
Largura: 1780 mm
Distância entre os eixos: 3090 mm
Eixo da frente: 1490 mm
Eixo de trás: 1470 mm
Peso: 1120 kg
Capacidade do depósito: 50 l
Velocidade máxima: 120 km/h
Potência: 11 CV
N.º de veículos fabricados: 621 680

Fonte: Táxis do Mundo fascículo n.º 29 - Altaya
-O motor da economia galega
-Madrid: Puerta del Sol, quilómetro zero
-Táxis de Madrid: um serviço impecável
-O táxi no cinema espanhol: como a própria vida

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