Blogue dedicado às miniaturas de táxi

sábado, 27 de outubro de 2007

Hindustan Ambassador - Nova Deli - 1980 - Miniatura automóvel n.º 93

Altaya
Táxis do Mundo - Taxis du Monde - Taxis of the World
Escala: 1/43
Modelo: Hindustan Ambassador - Nova Deli - 1980 Taxi
Made in China

Hindustan Ambassador Taxi
Hindustan Ambassador Taxi
Hindustan Ambassador Taxi
Hindustan Ambassador Taxi
Hindustan Ambassador Taxi

Táxis de Nova Deli

O trânsito de Deli é um dos mais caóticos e, consequentemente, mais perigosos do mundo.
Desaconselha-se utilizar os autocarros de carreira, pois, além de abarrotados de gente, circulam descuidadamente sem mostrar grande respeito pelas regras do trânsito.
Como não existe metro, o táxi é a única opção possível.
Em Deli há uma infinidade de táxis, todos de cor preta e amarela, e todos com taxímetro. No entanto, ou por estar obsoleto, ou por estar estragado, ou porque o condutor não quer usá-lo, não é utilizado.
Recentemente, o governo tentou reimplantar o uso do taxímetro, mas, perante o protesto generalizado que esta medida suscitou, por agora, desistiu-se.
Como é habitual fora da Europa, em Deli é preciso negociar o preço da corrida com o motorista.
Encontrar um destes táxis é fácil. Circulam pelas ruas, mas também se encontram em praças e podem-se chamar dos hotéis.
Outra coisa que se deve ter em conta, é que os preços costumam duplicar durante o horário nocturno, que vai das 11 da noite às 5 da manhã.
Além dos táxis automóveis, há os riquexós, triciclos geralmente motorizados, nos quais o passageiro viaja num banco traseiro aberto. A viagem pode tornar-se muito incómoda, dado à grande quantidade de buracos que há nas ruas da cidade, sobretudo na parte velha, e por causa da poluição criada pelos fumos dos tubos de escape.

Hindustan Ambassador

A firma Hindustan, fundada em plena Segunda Guerra Mundial com o objectivo de construir veículos para uso próprio na frente asiática, diante da impossibilidade de receber fornecimentos da Grã-Bretanha, foi reactivada em Calcutá após a independência.
O Ambassador foi o primeiro automóvel de fabrico hindu. Desde há meio século, o Ambassador, com pequenas alterações de acordo com o avançar do tempo, é o produto de topo da Hindustan.
Conservando em grande medida o seu aspecto original, de linhas arredondadas, o Ambassador é, além disso, o automóvel hindu por excelência e, consequentemente, também o modelo mais usado como táxi no país.
Este carro venerável, com mais de meio século de existência é, a par do Padmini, de dimensões mais reduzidas, o táxi da União Indiana.
Actualmente, os modelos mais antigos do Ambassador são objecto de cobiça por parte dos coleccionadores, sobretudo no Reino Unido.

Ficha Técnica:

Ano de fabrico: 1954
Motor: Diesel de 4 cilindros em linha / 1489 cc
Potência: 36 CV a 4400 rpm
Peso: 1200 kg
Velocidade máxima: 100 km/h

Fonte: Táxis do Mundo fascículo n.º 24 - Altaya
-O grande carro hindu
-Nova Deli: a cidade nova e a cidade velha
-Táxis de Nova Deli: sobreviver ao caos
-O táxi na televisão: as séries de taxistas mais famosas

Pesquisa personalizada