Blogue dedicado às miniaturas de táxi

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Holden FE - Sydney - 1956 - Miniatura automóvel n.º 94

Altaya
Táxis do Mundo - Taxis du Monde - Taxis of the World
Escala: 1/43
Modelo: Holden FE - Sydney - 1956 Taxi
Made in China

Holden FE - Taxi
Holden FE - Taxi
Holden FE - Taxi
Holden FE - Taxi
Holden FE - Taxi

Táxis australianos

Embora seja 15 vezes maior do que a França, a Austrália só tem 20 milhões de habitantes, a maioria concentrados nas cidades. O Serviço de táxis é abundante e os taxistas de Sydney têm fama de ser eficientes e amáveis.
Apesar de uma parte dos motoristas serem emigrantes integrados recentemente, desconhecendo por isso tão bem a cidade como os seus nativos, tal facto não constitui um problema, pois basta contactar a central para se receberem as indicações necessárias para chegar a qualquer ponto da cidade. É improvável que os condutores tentem enganar os clientes, já que a lei é muito rigorosa com os taxistas infractores.
Todos os táxis de Sydney têm taxímetro e funcionam como os da Europa. Podem-se chamar pelo telefone, apanhar nas praças ou mandar parar na rua. Levam no tejadilho o característico dístico dos táxis, com uma luz cor de laranja intensa ao lado, que se distingue de noite. Quando a luz está acesa, quer dizer que o táxi está livre.
Para trajectos curtos ou médios, o táxi é um meio de transporte muito eficaz e com um preço muito razoável. Apesar da gorjeta não ser obrigatória, os taxistas aceitam-na.
Cobra-se uma pequena quantia pelas bagagens, despesa especificada, como todas as outras tarifas do veículo, à vista do passageiro.
Em Sidney não existe tarifa nocturna e o preço é sempre o mesmo, salvo se se deseje ir a certos subúrbios depois da meia-noite.
Por último, convém recordar que, como em todos os países da Commonwealth, na Austrália circula-se pela esquerda.

Holden FE Sedan

O primeiro Holden saiu da fábrica em 1948. Era o primeiro carro australiano. Foi apresentado pelo primeiro-ministro Ben Chifley a 29 de Novembro, com um grande dispêndio de meios. O Fundador da empresa foi James Alexander Holden, que em 1856 tinha estabelecido um negócio de selas e arreios para cavalos. Quando em 1956 se cumpriram cem anos da sua fundação, Holden lançou no mercado aquele que se destinava a ser um dos seus modelos mais emblemáticos, o FE.
Tratava-se na realidade do segundo modelo da marca, pois Holden comercializara desde 1948 o seu primeiro modelo, o 48-215. Desse, venderam-se em oito anos 250 000 unidades, quase todas na Austrália.
O Holden FE era o projecto mais ambicioso da firma; engenheiros e técnicos trabalharam nele desde 1952, apoiados num investimento de quatro milhões de dólares. Apresentou-se o novo modelo em 1956, coincidindo com a comemoração do centenário da empresa. Em apenas dois anos, até ser substituído em 1958 pelo modelo FC, produziram-se cerca de 150 000 unidades. Os FE apresentavam grandes inovações relativamente aos Holden anteriores, todos meras variações do modelo original de 1948. Tratava-se de um carro maior, com uma mecânica muito superior e um design totalmente novo, que incluía um interior mais confortável e espaçoso. Desde logo, na versão sedan, que foi a primeira a produzir-se, era o modelo ideal para o serviço de táxis.
Actualmente, a Holden continua na vanguarda da indústria automóvel australiana. Nos últimos tempos, com o objectivo de ampliar o mercado, a firma começou a fabricar versões dos seus últimos modelos com o volante à esquerda, destinadas em exclusivo à exportação.

Ficha técnica:
Ano de fabrico: 1956
Motor: 6 cilindros, 132 cc
Potência: 70 CV a 4000 rpm
Dimensões: 4,47 m de comprimento, 1,7 m de largura
Velocidade máxima: 140 km/h
N.º de exemplares fabricados: 155 161

Fonte: Táxis do Mundo fascículo n.º 25 - Altaya
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