Blogue dedicado às miniaturas de táxi

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Checker - São Francisco - 1980 - Miniatura automóvel n.º 108

Os últimos táxis Checker saíram da fábrica em princípios da década de 1980, mas mantiveram-se em circulação durante mais alguns anos.
Este modelo representa, pois, a etapa final de uma lenda, iniciada há mais de meio século, quando apareceram os primeiros Checker, considerados desde então como os Rolls Royce dos táxis.

Checker - São Francisco - 1980Vista Geral
Como a poderosa empresa Yellow Cab tem representação em todas as grandes cidades norte-americanas, este modelo não apresenta muitas diferenças relativamente ao nova-iorquino, do qual se distingue por ter os guarda-lamas laterais traseiros e dianteiros pintados de verde.

Checker - São Francisco - 1980Vista Frontal
Visto de frente, apresenta a frente característica dos Checker, com a matrícula, sobre fundo azul, da Califórnia situada num dos lados do radiador e sobre o pára-choques.
Em cima deste, a preto, vê-se o número (799) da licença do veículo.

Checker - São Francisco - 1980Vista Traseira
Sobre o porta-bagagem aparece o número da licença pintado em grandes caracteres, que permitem avistá-lo facilmente a partir do ar; a legislação californiana exige que o número do táxi se consiga ler com clareza a partir dos helicópteros que controlam o tráfego.
Na parte de trás da insígnia do tejadilho está o número de telefone da empresa a que o táxi pertence.

Checker - São Francisco - 1980Vista Superior
Visto de cima, são poucas as diferenças relativamente aos característicos Checker de Nova Iorque; só a inscrição «Bay Area Cab», no lugar do convencional dístico de «táxi» permite determinar que o veículo circular por São Francisco.

Checker - São Francisco - 1980Vista Lateral
O número de licença e a legenda «Bay Area Cab» também aparecem nas portas laterais do veículo, de maneira que resultem sempre visíveis, seja qual for o ângulo de onde se observa o táxi. A típica faixa quadriculada que identifica os táxis de muitas cidades é, neste carro, verde sobre fundo amarelo.

Dístico: Bay Area CabComo se pode ler nas portas e no tejadilho, este táxi operava em toda a área da baía (Bay Area) de São Francisco, um território bastante extenso, que inclui, além da própria cidade, as povoações vizinhas de Oakland, Berkeley e, entre outras, a de San José.

Fonte: Táxis do Mundo fascículo n.º 37 – Altaya
-Os Checker na Califórnia
-São Francisco: a capital da tolerância
-Táxis de São Francisco: comodidade a preços razoáveis
-Eurotáxis: ao serviço dos deficientes
Pesquisa personalizada