Blogue dedicado às miniaturas de táxi

sábado, 13 de setembro de 2008

Bajaj - Jacarta - 1990 - Miniatura automóvel n.º 103

Bajaj Auto-Riquexó
O rei das ruas

O meio de transporte público mais popular e inovador de Jacarta é o Bajaj, onde circulam mais de 20 000 destes táxis motocicletas, todos de um intenso cor-de-laranja e muito parecidos com os Tuk-Tuk tailandeses.
Substituto dos tradicionais triciclos de pedais, chamados Becak, o Bajaj impôs-se nas ruas da capital indonésia após a proibição do Becak em 1994.

Fabricados na Indonésia, sob licenciamento da Piaggio, os Bajaj são ciclomotores de 3 rodas com capacidade para transportar dois passageiros, além do condutor.
Apesar de serem veículos ruidosos, são bastante cómodos e movem-se com rapidez e facilidade entre o tráfego intenso da grande urbe que é Jacarta.

Bajaj - Jacarta 1990 - Miniatura TáxiAspecto geral:
O Bajaj não é mais do que um motocarro adaptado ao transporte de passageiros.
Apesar do seu pequeno tamanho, tem quatro portas: as dianteiras abrem-se para trás e as traseiras para a frente.
Os que circulam em Jacarta são cor-de-laranja com uma capota de lona preta.

Bajaj - Jacarta 1990 - Miniatura TáxiVista frontal:
Apesar de ser um veículo fechado, não tem volante, mas um guiador como o das motocicletas.
Debaixo do pára-brisas, aparece a palavra Bajaj, mas às vezes este espaço é ocupado pela palavra «táxi».
Um pouco mais abaixo, ficam a matrícula e o pequeno radiador, flanqueados pelos faróis.

Bajaj - Jacarta 1990 - Miniatura TáxiVista superior:
Visto de cima, o Bajaj parece um veículo de dimensões reduzidas.
A capota preta cobre o habitáculo por inteiro e o pára-brisas deixa ver, no meio, o banco do condutor.

Bajaj - Jacarta 1990 - Miniatura TáxiVista traseira:
Na parte traseira tem uma janela de plástico transparente que, mais do que para se ver o exterior, serve para deixar entrar alguma luz dentro do Bajaj.
Em caso de necessidade, pode cobrir-se com uma lona enrolável situada no interior.
O veículo tem piscas e um pequeno gancho para atrelar um reboque quando se utiliza para transportar mercadorias.

Bajaj - Jacarta 1990 - Miniatura TáxiVista lateral:
As rodas do veículo são pequenas, como as dos ciclomotores e a roda dianteira, que unida ao guiador orienta a direcção, é ligeiramente diferente das rodas traseiras.
O Bajaj também incorpora espelhos retrovisores em ambos os lados da cabina do condutor. Um painel vertical até meia altura separa-o dos passageiros.

Pormenores:
O guiador vira e existe uma pequena bateria de cor azul no interior do veículo.

Bajaj - Jacarta 1990 - Miniatura TáxiFicha Técnica:
Motor: 1 cilindro, 4 velocidades e marcha-atrás - 150 cc
Capacidade do tanque: 8 litros
Consumo: 1 litro/27 km
Dimensões: 1,26 m (comprimento) x 1,11 m (largura) x 1,11 m (altura)
Velocidade máxima: 55 km/h

Táxis de Jacarta

O meio de transporte de passageiros mais antigo de Jacarta é o Delman, um pequeno coche aberto de duas rodas puxado por um cavalo.
Actualmente, o uso desses veículos restringe-se à praça de Merdeka e aos seus arredores, onde os turistas podem usá-los para um breve, mas nada barato, passeio pelos parques que rodeiam o Monas. Só circulam aos domingos.

O passo seguinte no transporte urbano é o constituído pelos Becak, cuja força motriz é humana. São, habitualmente, triciclos de duas rodas dianteiras, no meio das quais se coloca um assento onde viajam os passageiros (até dois) virados para frente, mas também os há de quatro rodas. O condutor pedala atrás da capota que protege os passageiros. Proibidos no centro de Jacarta desde 1994, continuam a ser bastante populares nas suas cercanias.

O primeiro triciclo motorizado que apareceu em Jacarta foi o Bemo, importado em 1962 do Japão.
A sua introdução teve origem numa operação bastante insólita, pois resultou dos excedentes que a firma japonesa enviou para Jacarta.
Os que ainda se conservam, e que são poucos, já têm quatro décadas. São motocarros com uma caixa de carga posterior, onde podem levar até quatro passageiros e só circulam na periferia da cidade, por rotas pré-determinadas.

Mas o tipo de táxi mais habitual é o motocarro e, apesar de nem todos serem iguais, os mais comuns são os Bajaj, pintados de cor-de-laranja, com uma capacidade para dois passageiros e que se fabricam sob licenciamento da Piaggio na própria Indonésia.
No entanto, os meios de transporte mais modernos são os Mikrolet e Ojek.

Mikrolet:
Uma espécie de miniautocarro, com capacidade para nove ou doze passageiros, que cobre as linhas regulares.
São veículos muito modernos, de aspecto imaculado, que na realidade funcionam como autocarros regulares, mas que se tornam mais práticos por causa do seu pequeno tamanho.

Ojek:
Motos normais e comuns, cujo condutor transporta um único passageiro.
É um meio de transporte cada vez mais popular em Jacarta, pois muitos o utilizam para se deslocarem quando têm pressa, já que podem circular por lugares inacessíveis a veículos de mais de duas rodas.

Naturalmente, em Jacarta também há táxis convencionais: automóveis de quatro rodas dotados de taxímetro.
O seu preço é acessível, mas nem sempre se tornam práticos por causa dos frequentes engarrafamentos da cidade.

Fonte: Táxis do Mundo fascículo n.º 34 - Altaya
-Versão indonésia da Vespa
-Jacarta: a antiga Batávia
-Táxis de Jacarta: uma oferta muito variada
-O táxi na publicidade: a estrela é o veículo

Outros idiomas:
Diecast Model Bajaj Taxi Jakarta (1990) in Orange

Assista ao vídeo "Bajaj in Jakarta" e faça uma viagem "virtual"...

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