Blogue dedicado às miniaturas de táxi

sábado, 3 de novembro de 2007

Tatra 603 - Praga - 1961 - Miniatura automóvel n.º 95

Altaya
Táxis do Mundo - Taxis du Monde - Taxis of the World
Escala: 1/43
Modelo: Tatra 603 - Praga - 1961 Taxi
Made in China

Tatra 603 Taxi
Tatra 603 Taxi
Tatra 603 Taxi
Tatra 603 Taxi
Tatra 603 Taxi

Os táxis de Praga

Praga conta com uma ampla frota de táxis distribuída por toda a cidade, desde o aeroporto até aos locais turísticos do centro.
Distinguem-se por um dístico amarelo situado no tejadilho, onde se pode ler, em letras pretas, a palavra «táxi». Além disso, nas portas da frente deve figurar o número da licença, o nome da empresa a que pertence e a tarifa básica.
Os taxistas checos nem sempre utilizam o taxímetro, pelo que, para evitar mal-entendidos, convém saber o preço aproximado antes de se entrar no veículo. Para evitar problemas, o mais aconselhável é, sempre que for possível, contactar uma das empresas da cidade para saber o preço aproximado e comunicar o destino antes de solicitar o serviço, já que estas firmas dispõem de telefonistas que dominam vários idiomas. As mais conhecidas e importantes são a AAA, a Halo, a Profitaxi e a Lukas. A melhor maneira de nos deslocarmos pela Cidade Velha é a pé. O táxi é aconselhável para trajectos longos, pois as ruas são estreitas e sinuosas, e a dificuldade em entender as placas escritas em checo pode levar a enganos. O melhor é levar escrito em checo o local do destino e entregar a nota ao condutor. É necessário ter cuidado quando se apanha um táxi numa praça, porque costumam ser utilizadas por Mercedes e BMW que, por serem veículos de luxo, são mais caros que o resto dos táxis. Para viajar da cidade ao aeroporto é aconselhável utilizar um táxi da CSA do aeroporto, pois os das outras firmas incluirão no preço final o percurso de volta.
Quando se apanha um táxi em plena rua e o condutor fala francês ou inglês, recomenda-se perguntar-lhe o custo aproximado do trajecto antes de o iniciarmos.
É verdade que as autoridades têm combatido o problema, mas em Praga há táxis que usam os mesmos dísticos que os autorizados e, no entanto, têm taxímetros manipulados.

Tatra 603

A Tatra foi, a par da Skoda, a grande marca de automóveis checoslovaca, apesar de ter nascido muito antes da Checoslováquia e de lhe ter sobrevivido dez anos até aos nosso dias. As origens da empresa remontam a 1850, quando, em plena Revolução Industrial, a Boémia e a vizinha Morávia, integradas nessa altura no Império Austro-Húngaro, conheceram um grande desenvolvimento económico e importantes mudanças sociais. Foi em Koprivnice, um localidade da Morávia - que, com a Boémia, forma actualmente a República Checa -, que Ignac Schustala e Adolf Raska fundaram em 1853 a firma Tatra Works, dedicada à construção de carromatos e vagões de comboios. Em 1898 saiu da fábrica da Tatra o primeiro automóvel de fabrico austro-húngaro, o NW Präsidente. Pouco tempos depois, iniciou-se o fabrico dos camiões que tornariam a marca Tatra famosa no mundo inteiro.
O fim da Segunda Guerra Mundial deu origem a outra grande mudança na Tatra.
O Tatra 603 foi o carro típico da era comunista. De facto, projectaram-no e começaram a fabricá-lo em 1955 para ser utilizado quase em exclusivo pelos altos dirigentes do partido e pelos agentes da polícia política, tanto checa como de outras nacionalidades - entre outras coisas, foi um dos automóveis preferidos da temível Stasi, a polícia secreta da Alemanha Oriental.
O 603 era um automóvel fiável, potente e rápido (atingia os 160 km/h, que não era pouco para a época), com um motor baseado em protótipos de Fórmula 1 construídos pela Tatra em princípios da década de 1950 (a Tatra foi uma marca de certo renome na alta competição). Em finais da década de 1950, começaram a utilizar-se no serviço de táxis de Praga os primeiros Tatra 603, carros confortáveis e amplos, ideais para esta tarefa.
Com o passar do tempo, o 603 foi renovado e modernizado, mas a sua produção manteve-se até 1975, data em que deixou de fabricar-se, após a introdução, um ano antes, do novo Tatra 613.
O ano 1989 marcou o início da decadência. O Tatra estabeleceu contactos de venda com a Líbia e a Coreia, que acabaram por fracassar, mergulhando a firma numa crise profunda, até que, em 1998, pouco depois da secessão da Checoslováquia, a Tatra, por motivos económicos, abandonou a produção de automóveis na altura em que se cumpriam os cem anos de fabrico do seu primeiro automóvel. Desde então, a empresa limita-se a fabricar camiões, na sua maioria destinados aos mercados tradicionais, ou seja, à Europa de Leste e a alguns países do Terceiro Mundo. Apesar dos êxitos obtidos pelos seus camiões no rally Paris-Dajar, a Tatra não conseguiu captar o interesse dos modernos mercados ocidentais, apesar de ter iniciado uma certa recuperação económica a partir do ano 2000, graças às ajudas institucionais do governo checo.

Ficha técnica:
Ano de fabrico: 1955
Motor: 8 cilindros
Potência: 95/105 CV a 2545 rpm
Velocidade máxima: 160 km/h
N.º de veículos fabricados: 20 422

Fonte: Táxis do Mundo fascículo n.º 26 - Altaya
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