Táxis do Mundo - Taxis du Monde - Taxis of the World
Escala: 1/43
Modelo: Toyota Crown - Táxi Tóquio - タクシー
Made in China
Táxis de Tóquio
Os táxis de Tóquio são os mais limpos e cómodos do mundo; o único inconveniente é que também são os mais caros. Por exemplo, o aeroporto de Narita fica a 65 quilómetros do centro da cidade. O preço da viagem, que dura cerca de uma hora, supera os 50 euros e pode até aproximar-se perigosamente dos 100 (a preços de 2002).
O mais curioso dos táxis japoneses é o seu sistema de luzes, que funciona ao contrário do resto do mundo: a luz vermelha significa que está livre e a verde que está ocupado.
O preço elevado dos táxis tem algumas compensações. A primeira é que as suas portas parecem abrir-se ao utente como que por artes mágicas, mas é o condutor que as abre mediante um sistema electrónico. No que se refere ao próprio taxista, está imaculadamente vestido com um uniforme branco, que inclui gravata e luvas. O assento traseiro costuma ter um forro adicional. Os taxistas, na sua generalidade, não falam inglês. Quando se entra num táxi, convém levar um mapa para indicar o lugar para onde se pretende ir.
Por causa da sua educação, o taxista faz gala da máxima correcção e cortesia. Nunca, sob que pretexto for, aceitará gorjeta e jamais se aproveitará do cliente nem alongará um trajecto com voltas.
Toyota Crown
O primeiro carro familiar inteiramente construído no Japão foi o Toyota Crown, apresentado na segunda edição do Salão do Automóvel de Tóquio, em Maio de 1955. É, também, o carro japonês que se fabrica há mais tempo, tendo evoluído de maneira notória.
Apesar de ser o carro mais popular do Japão, o certo é que fora do Sudeste asiático é praticamente desconhecido. Não se deve confundi-lo com o Toyota Corona, um utilitário de dimensões muito mais reduzidas, lançado no mercado em 1960.
O primeiro Crown foi feito à imagem e semelhança dos automóveis norte-americanos, destinava-se, ao princípio, ao mercado dos Estados Unidos.
Geração após geração, o Crown foi-se aperfeiçoando, mas sem deixar de ser um sedan de luxo, ideal para o serviço de táxi.
Fonte: Táxis do Mundo fascículo n.º 19 - Altaya
-Um clássico japonês
-Tóquio: capital do país do Sol Nascente
-Táxis de Tóquio: elegantes e um pouco caros
-O táxi na banda desenhada