Blogue dedicado às miniaturas de táxi

domingo, 23 de setembro de 2007

Ford V 8 - Chicago - 1936 - Miniatura automóvel n.º 87

Altaya
Táxis do Mundo - Taxis du Monde - Taxis of the World
Escala: 1/43
Modelo: Ford V 8 - Táxi Chicago
Made in China

Ford V 8 - Táxi Chicago
Ford V 8 - Táxi Chicago
Ford V 8 - Táxi Chicago
Ford V 8 - Táxi Chicago
Ford V 8 - Táxi Chicago

Nesta miniatura, destaca-se a ausência de inscrições ou luzes com a palavra «táxi», se bem que tenha a faixa de quadrados brancos e pretos, o indicativo convencional dos veículos destinados a prestar este tipo de serviço.

Táxis de Chicago

Em Chicago há duas grandes companhias de táxis, a Cheker Cab e a Yellow Cab, se bem que existam muitas outras de menor importância.
A formação dos taxistas é muito restrita e têm de superar vários exames.
Não se pode ter uma licença de táxi e cedê-la a outra pessoa, como um filho ou um sobrinho.
Além de um conhecimento exaustivo das ruas da cidade, e de saber conduzir com perfeição, um taxista, em Chicago, deve ser educado, paciente e amável.
Em Chicago há certas normas que levam o taxista a entender-se bem com os clientes, que podem denunciá-lo com a maior das facilidades: o taxista é obrigado a dar, sem que isso lhe seja pedido, uma factura, onde devem figurar a hora e o local onde o cliente entrou, o destino, o preço, o nome da companhia de táxis a que pertence, a matrícula do veículo, o nome do próprio taxista e o seu número de licença.

Ford V-8

Henry Ford praticava uma política comercial muito restrita. De 1908 a 1828, durante 20 anos, a Ford dedicou-se exclusivamente ao fabrico do famoso modelo T.
Depois, durante 3 anos, a firma concentrou-se quase em exclusivo no fabrico do modelo A, uma espécie de transição para o V-8 que entrou na linha de montagem em 1932.
Num único ano saíram da fábrica 14 variantes, desde o modelo coupé até ao sedan, passando pelo pick-up e pelo roadster. Em 1933, as versões V-8 fabricadas foram 17, e no ano seguinte, 18.
Os modelo maiores de 4 portas, em particular o V-8 Sedan nas suas diversas variantes, fabricadas entre 1932 e 1942, foram os que se utilizaram como táxis.

Ficha técnica:
Período de fabrico: 1932-1947
Motor: 8 cilindros em V, 3622 cc
Potência: 65 CV
Velocidade máxima: 120 km/h

Fonte: Táxis do Mundo fascículo n.º 20 - Altaya
-8 cilindros dispostos em V
-Chicago: uma cidade moderna e industrial
-Táxis de Chicago: rigor e normas
-Mulheres ao volante: mais um passo para a igualdade

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