Táxis do Mundo - Taxis du Monde - Taxis of the World
Escala: 1/43
Modelo: Peugeot 404 - Taxi Buenos Aires
Made in China
Táxis de Buenos Aires
Em Buenos Aires há mais de 30 000 táxis, que se distinguem pela sua cor preta e com tejadilho amarelo, apesar de abundantes, podem sempre chamar-se pelo telefone.
O custo do trajecto do aeroporto à cidade, que dura um pouco mais de meia hora, pode custar uns 30 euros (a preços de 2002). É um preço um pouco elevado, que se justifica em parte por causa da distância. Dentro da cidade, já não são tão caros. Além da bandeirada descer, no interior da cidade pode-se calcular o preço pelos quarteirões que se vão percorrendo.
O visitante também pode utilizar outros transportes, como o metro (subte) ou o autocarro (colectivo), que funciona durante 24 horas e que liga os diversos pontos da cidade, se bem que a melhor alternativa ao táxi seja o «remise».
Os remises são carros de aluguer, que se chamam pelo telefone, como os táxis, e que chegam em poucos minutos.
Peugeot 404
O Peugeot 404 foi um dos modelos de táxi mais comuns na cidade de Buenos Aires durante muitos anos. Apesar de o seu fabrico ter terminado na Europa em 1974, após catorze anos de produção, continuou a fabricar-se na Argentina durante mais sete anos por causa do êxito que o modelo teve neste país.
De facto, o Peugeot 404 foi o primeiro carro construído na Argentina, onde se instalou a primeira fábrica de automóveis, sucursal da marca francesa, em 1965. Até deixar de produzir-se, em 1981, fabricaram-se, só na Argentina, mais de 160 000 unidades do Peugeot 404.
Ficha técnica:
Ano de fabrico: 1960
Motor: 4 cilindros, 1618 cc.
Velocidade máxima: 145 km/h
Tanque: 55 litros
Medidas: 4, 45 m comprimento, 1,62 largura, 1,45 altura
Fonte: Táxis do Mundo fascículo n.º 15 - Altaya
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