Blogue dedicado às miniaturas de táxi

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Citroën DS 19 - Amsterdão - 1958 - Miniatura automóvel n.º 83

Altaya
Táxis do Mundo - Taxis du Monde - Taxis of the World
Escala: 1/43
Modelo: Citroën DS 19 - Taxi Amsterdão
Made in China





Táxis de Amsterdão

Só utilizam os táxis da cidade os turistas, as pessoas que procuram a comodidade nas suas deslocações, as que têm uma emergência ou as que vão demasiado carregadas para utilizarem uma bicicleta ou os transportes públicos.
Os táxis não podem parar em plena rua, e a única maneira de apanhá-los é pelo telefone ou numa praça de táxis.
Um dos inconvenientes dos serviços de táxis de Amsterdão é que as tarifas estão liberalizadas, e por isso não é difícil descobrir que os preços das várias empresas diferem. Por último, os taxistas esperam do cliente uma gorjeta de dez por cento da corrida.

Táxis Fluviais
Também existem linhas regulares e privadas que permitem visitar a cidade navegando por um dos seus 56 canais.

Citroën DS

Escolhido recentemente como um dos carros emblemáticos do século XX, o Citroën DS, com o seu aspecto característico, foi durante duas décadas um dos modelos mais comuns nas estradas da Europa.
O DS revelou-se como um carro muito competitivo nos rallies, além disso, foi escolhido como carro oficial pelas autoridades.
O Citroën DS surgiu como uma ideia revolucionária nos anos da Segunda Guerra Mundial. Um jovem engenheiro chamado Paul Mages estava a desenhar um carro com projecção hidráulica, ao qual deu o apodo pouco elegante de «hipopótamo». As características mais importantes do modelo que, desde 1938, se predestinava a substituir os Citroën tipo T resume-se a três palavras: velocidade, conforto e segurança.
Para se conseguirem estes objectivos, formou-se uma equipa de engenheiros, reunida em torno de André Lefebvre, responsável pelo desenvolvimento do projecto.
Os especialistas que participaram no desenvolvimento do novo modelo foram o projectista Flaminio Bertoni, o especialista em motores Maurice Sainturat e Paul Mages, encarregue da parte hidráulica.
Durante cinco anos, o novo e revolucionário modelo foi melhorado até ser, a 5 de Outubro de 1955, apresentado no Salão Automóvel de Paris.

Ficha técnica:
Anos de fabrico: 1955-1975
Características do modelo de 1955: 4 cilindros em linha, 1911 cc, 75 CV a 4500 rpm e uma velocidade máxima de 140 km/h
Características do modelo de 1975: Motor de injecção electrónica de 2347 cc e 121 CV, velocidade máxima de 188 km/h
N.º de veículos fabricados: 1 456 115

Fonte: Táxis do Mundo fascículo n.º 16 - Altaya
-Um desenho elegante para um grande veículo
-Amsterdão: a cidade do dique
Táxis de Amsterdão: um serviço pouco utilizado
-«Um Táxi Cor de Malva»: a vida vista de um táxi

Pesquisa personalizada