Blogue dedicado às miniaturas de táxi

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Toyota Crown - Hong Kong - 1998 - Miniatura automóvel n.º 106

Toyota Crown

O Toyota Crown é o modelo preferido dos taxistas de Hong Kong. Pela sua elegância e desempenho, o Crown é o equivalente asiático do Mercedes.
Como veículo nacional de luxo, este automóvel desfruta de um grande prestígio no Japão e nos países vizinhos.

Toyota Crown - Hong Kong - 1998 - Miniatura TáxiVista Geral:
Dado que o inglês era a língua oficial da antiga colónia de Hong Kong, o dístico de «táxi» no tejadilho aparece escrito em caracteres latinos. No entanto, nas portas traseiras, também aparece em caracteres chineses.
O tejadilho está pintado de cinzento-prateado e o resto do veículo de vermelho.

Toyota Crown - Hong Kong - 1998 - Miniatura TáxiVista Frontal:
Visto de frente, o Toyota Crown tem no radiador uma placa verde que especifica o número de lugares da viatura, que são 5.
Sob o pára-choques, figura a matrícula.

Toyota Crown - Hong Kong - 1998 - Miniatura TáxiVista Superior:
De cima, apreciam-se as elegantes dimensões da viatura, que o tornam muito estilizada. Outro aspecto que resulta muito atraente é o tamanho da janela dianteira, que facilita a visibilidade ao condutor.

Toyota Crown - Hong Kong - 1998 - Miniatura TáxiTraseira:
Na parte frontal do porta-bagagens vê-se o nome do veículo «Toyota Crown Comfort» e, por baixo, mais uma vez, a placa com o número de lugares e a matrícula. Em cima, está a antena do radioemissor.

Toyota Crown - Hong Kong - 1998 - Miniatura TáxiVista lateral:
A par dos espelhos retrovisores, situados em ambos os lados, as peças mais delicadas desta miniatura são a antena do radioemissor e o tubo de escape. Os pneus do Toyota Crown apresentam uns elegantes tampões prateados, em cujo centro figura o logótipo da marca japonesa.

Toyota Crown - Hong Kong - 1998 - Miniatura TáxiPormenor do dístico e interior:
Através do pára-brisas é visível o volante, pois tanto no Japão como em Hong Kong conduz-se pela esquerda.

Ficha Técnica:
Ano de fabrico: 1955
Motor: 4/6 cilindros em linha; 1994/2563 cc.
Potência: 81/107 CV a 4800/5000 rpm
Capacidade do depósito: 60 a 72 l (conforme o modelo)
Velocidade máxima: 165 km/h
N.º de veículos fabricados:
Mais de 3 000 000

Táxis de Hong Kong

Embora Hong Kong seja conhecida como uma urbe financeira, andar de táxi é barato.
O táxi é o meio de transporte mais indicado para os turistas que visitam esta ex-colónia britânica, sendo até utilizado quase diariamente por grande parte dos seus habitantes.
No entanto, é recomendado que se leve sempre a direcção para onde se deseja ir escrita num papel em caracteres chineses.
Apesar do inglês ter sido o idioma oficial de Hong Kong durante mais de um século e meio, o certo é que mais de 99% da população só fala cantonês ou mandarim, se bem que se encontrem frequentemente motoristas que falam um inglês básico, principalmente no aeroporto e nas proximidades das atracções turísticas mais importantes.

Em Hong Kong existem três tipos de táxis que se distinguem pela cor:
Os da área de Hong Kong e de Kowloon são vermelhos, os dos Novos Territórios, verdes, enquanto que os da Ilha de Lantau são azuis.

Os táxis azuis, os de Lantau, a ilha onde se encontra o aeroporto, podem levar, partindo da sua zona, os passageiros a qualquer lugar. Mas só podem recolher clientes em Lantau.
O mesmo acontece com os táxis vermelhos, os da ilha de Hong Kong.
Com os táxis verdes, pode ser mais complicada a sua utilização, pois só podem circular pelo seu território que, por sinal, é o mais extenso de todos.
De qualquer forma, os turistas não costumam apanhar táxis nos Novos Territórios, mas, quando o fazem, simplesmente trocam de táxi ao chegarem aos limites dos Novos Territórios. O cliente paga, apeia-se e apanha um táxi vermelho, o que não constitui um problema, já que a bandeirada é muito acessível.

Os Táxis mais caros são os vermelhos e no caso de se chamar um pelo telefone, há que pagar um suplemento.
Além disso, se o táxi sair da sua zona, é preciso pagar um valor adicional que inclui o caminho de regresso à sua área.
Passar por certos túneis implica tarifas adicionais. Também cobram suplementos por cada mala e pelo transporte de animais. Costuma-se deixar uma pequena gorjeta de 1 dólar HK (15 cêntimos a preços de 2002).

Os táxis azuis e os verdes são um pouco mais baratos. Todos têm taxímetro e a licença do condutor e do veículo estão vem à vista, tal como o tarifário.
Por último, convém saber que os táxis não podem parar próximo das paragens dos autocarros. Limitam-se a seguir o seu caminho.

Fonte: Táxis do Mundo fascículo n.º 35 - Altaya
-O «Mercedes» asiático
-Hong Kong: entre o Oriente e o Ocidente
-Táxis de Hong Kong: um leque de cores
-«Táxi» (1998): aventuras de um taxista marselhês

Táxi em chinês: 的士
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