Táxis do Mundo - Taxis du Monde - Taxis of the World
Escala: 1/43
Modelo: Volga M 21 - Moscovo - 1955 - такси
Made in China
Táxis moscovitas
O serviço de táxis era estatal na antiga União Soviética. Com a queda do regime comunista, foi-se privatizando o sector e surgiram novas empresas, como a Moscow Taxi, fundada por norte-americanos em 1995. Outros taxistas operam de maneira independente e alguns nem sequer são taxistas, mas particulares que utilizam os seus carros, sem qualquer distintivo, para levar passageiros e ganhar alguns rublos. Estes últimos oferecem-se espontaneamente aos turistas e são dignos de confiança. De facto, é pouca a diferença entre os particulares que fazem de taxistas e os taxistas autênticos, com licença e carro «oficial» (cada empresa pinta-os e decora-os a seu gosto).
Nenhum táxi moscovita tem taxímetro. É sempre necessário negociar um acordo sobre o preço de cada corrida, que se paga em rublos.
Como, na sua generalidade, os taxistas russos não falam línguas estrangeiras, é aconselhável levar a morada escrita, em russo, num papel.
GAZ Volga M 21
O carro soviético por antonomásia, o Volga, foi fabricado em meados do século passado pela GAZ, um marca desconhecida na Europa ocidental. Trata-se da sigla da Gorkovsky Avtomobilny Zadov, ou Fábrica de Automóveis Gorki, uma empresa fundada em 1932 com o apoio dos Estados Unidos. De facto, o primeiro modelo da nova marca soviética, o GAZ A, era, na realidade, um Ford A.
O primeiro modelo representativo da GAZ foi o M 1 que, apesar de seguir tecnicamente um Ford, foi o primeiro carro fabricado ex professo para as estradas russas.
Em 1956, a GAZ apresentou aquele que se destinava a ser o mais emblemático, o M 21 Volga.
Tratava-se de uma limusina bastante mais pequena que o Pobjeda, e também mais rápida, capaz de alcançar, pelo menos, 130 km/h.
O Volga substituiu de imediato o Pobjeda como veículo oficial e, além disso, tornou-se o modelo próprio para cobrir o serviço de táxis da União Soviética e nos países da sua órbita.
O automóvel sonhado e desejado por todos os russos da época, o M 21 Volga, foi substituído em 1968 pelo mais moderno M 24, também chamado Volga.
Ficha técnica:
Anos de fabrico: 1955-1971
Motor: 4 cilindros, 2445 cc
Potência: 75-80 CV
Peso: 1360 kg
Dimensões: 4,83 m de comprimento x 1,80 de largura x 1,62 de altura
Velocidade máxima: 135 km/h
Fonte: Táxis do Mundo fascículo n.º 22 - Altaya
-O grande carro soviético
-Moscovo: a cidade do Kremlin
-Táxis moscovitas: um serviço renovado
-Táxis «especiais»: limusinas e outros veículos de luxo