Táxis do Mundo - Taxis du Monde - Taxis of the World
Escala: 1/43
Modelo: Renault Goélette - Taxi Dakar
Made in China
Táxis de Dakar
Na capital do Senegal os táxis estão pintados de um cor-de-laranja e preto chamativos e inconfundíveis.
Os taxistas raramente utilizam o taxímetro, embora todos os veículos estejam equipados com ele, preferem regatear. Se o passageiro pedir ao condutor para ligar o taxímetro, o preço da corrida será sempre superior.
Outro aspecto peculiar dos táxis de Dakar é o facto de serem frequentemente partilhados. Se for preciso, não há que hesitar em chamar um táxi, mesmo que esteja ocupado. O taxista apanhará toda a gente que caiba no carro desde que os clientes estejam dispostos a pagar.
Como mais de noventa por cento da população é muçulmana, pode acontecer, alguns taxistas pararem a meio da corrida para fazer as suas orações, nesse caso, há que ter paciência.
Renault Goélette
O Mundo do Táxi está aberto aos mais curiosos veículos, como o prova a existência deste estranho modelo cuja utilização é uma verdadeira tradição em Dakar.
Esta furgoneta é uma das mais versáteis da marca francesa e foi utilizada para uma enorme variedade de tarefas.
O modelo original começou a ser produzido em 1955. Dez anos mais tarde, quando a divisão de camiões da Renault passou para o grupo Saviem, o modelo, modificado, passou a chamar-se Renault-Saviem SG 2. Desaparecida a Saviem em 1980, este veículo continuou a ser comercializado com o nome de Renault SG 2.
Ficha técnica:
Ano de produção: 1955
Motor: 4 cilindros
Potência: 75 CV
Velocidade máxima: 110 km/h
Peso em vazio: 3500 kg
Fonte: Táxis do Mundo fascículo n.º 12 - Altaya
-Uma furgoneta muito versátil
-Dakar: a porta da África subsariana
-Os Táxis de Dakar: a arte de regatear
-«Noite na Terra»: episódios a bordo de um táxi