Táxis do Mundo - Taxis du Monde - Taxis of the World
Escala: 1/43
Modelo: Renault Colorale - Taxi Tamanrasset
Made in China
O serviço de Táxis que funciona nas cidades da Argélia não é muito diferente daquele que se pode encontrar em qualquer urbe moderna.
A frota de táxis de Argel é muito numerosa. Os veículos legais são amarelos e estão dotados de taxímetro.
A particularidade da Argélia são as rotas através do deserto feitas por pequenas furgonetas; a variante sariana daquilo que se conhece como "Táxis-vassoura".
Renault Colorale
Nas áreas rurais de França, o Colorale foi o veículo por excelência. Era ideal para o trabalho, para transportar qualquer coisa a pequenas ou médias distâncias e para a deslocação por caminhos abruptos. A Colorale era tão popular em França como, por exemplo, as carrinhas Chevy nas zonas rurais dos Estados Unidos.
A facilidade com que se deslocava em terrenos abruptos e difíceis faziam da Colorale um veículo ideal para circular por lugares como o deserto do Sara, grande parte do qual se incluía nos territórios de diversas colónias francesas, como a Argélia.
Além do modelo convencional, a Renault fabricou o Colorale Savane, mais adequado à savana africana e o African Taxi, que se utilizava nas linhas de transporte transarianas.
Ficha técnica:
Anos de produção: 1950-1957
Motor: 4 cilindros, 2382 cc
Potência: 48 CV
Medidas: 4,33 x 1,82 x 1,82 m
Velocidade máxima: 100 km/h
N.º de veículos fabricados: aprox. 50 000
Fonte: Táxis do Mundo fascículo n.º 17 - Altaya
-Dos campos franceses ao deserto
-Tamanrasset: Tuaregues, os homens azuis
-O transporte na Argélia: da cidade ao deserto
-«Uma Agulha no Palheiro»: um «best seller» contemporâneo