Blogue dedicado às miniaturas de táxi

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Ford Fordor Sedan - Istambul - 1947 - Miniatura automóvel n.º 85

Altaya
Táxis do Mundo - Taxis du Monde - Taxis of the World
Escala: 1/43
Modelo: Ford Fordor Sedan - Taxi Istambul
Made in China
Ford Fordor Sedan Taxi
Ford Fordor Sedan Taxi
Ford Fordor Sedan Taxi
Ford Fordor Sedan Taxi
Ford Fordor Sedan Taxi

Táxis de Istambul

Istambul é famosa por ser a cidade europeia onde o trânsito é mais caótico. Cada qual circula por onde quer e os carros estacionam em qualquer lugar; por isso, para impedir que para lá subam os carros, o rebordo dos passeios são de uma altura considerável.
Os Táxis, no entanto, são bons e não demasiado caros. Os táxis convencionais são quase todos da marca Fiat e distinguem-se facilmente porque estão pintados de amarelo.
No que respeita ao taxímetro, todos os táxis o têm, e não é necessário regatear com o motorista.
Além dos táxis convencionais, existem os veículos conhecidos como Dolmus, modelos antigos com capacidade para transportar até uma dezena de passageiros, que completam o serviço de autocarros em determinados trajectos.

Ford Sedan

Em 1947 faleceu o grande magnata do automóvel, Henry Ford, inventor da linha de montagem.
O Ford Sedan saiu da fábrica nesse mesmo ano. No entanto, o primeiro modelo deste nome apareceu no mercado quase vinte anos antes, em 1928, o ano da grande renovação da Ford.
Os Ford Sedan mais espectaculares, sobretudo pelo seu desenho exterior, obra de Edsel Ford, filho do velho Henry, são os impressionantes modelos de 1933 e 1934 que, com o seu aspecto futurista e a sua grande cilindrada, são os mais cobiçados pelos coleccionadores. Grandes e com um interior espaçoso, permaneceram modelos de apenas duas portas, acedendo-se por elas ao assento traseiro. O sóbrio modelo de 1936, mais convencional, já era mais parecido com o Ford Tudor Sedan estandardizado, que apareceria em 1940, e que apresentava as formas mais arredondadas e os faróis integrados nos guarda-lamas, apesar de continuarem a fabricar-se apenas com duas portas.
A Segunda Guerra Mundial trouxe consigo uma quebra na produção do Ford Sedan, do qual se apresentou este modelo totalmente renovado.
A versão de 1947 era um carro muito mais amplo que os modelos anteriores, e já incorporava quatro portas.
Vários destes enormes Ford Fordor Sedan de 1947 começaram a ser utilizados, nos anos que se seguiram, como táxis em Istambul.

Fonte: Táxis do Mundo fascículo n.º 18 - Altaya
-Um carro de grandes dimensões
-Istambul: a porta do Oriente
-Os Táxis de Istambul: uma experiência nova
-O taxímetro: o todo pela parte

Pesquisa personalizada